terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aprendendo mais sobre técnicas solares

Voluntários do Greenpeace, vindos de vários cantos do Brasil, participaram de uma capacitação em técnicas de aproveitamento da energia solar para diversas utilidades aqui no nosso Acampamento Solar em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. Este curso, está sendo ministrado pelo professor Michael Gütz, que tem experiência internacional no assunto e pela nossa voluntária e arquiteta Vânia Stolze.
Como teoria, foram apresentadas as formas de obtenção de energia solar, suas aplicações e exemplos de alguns lugares onde já se utiliza essas técnicas para cozinhar e produzir eletricidade, e, pode acreditar, realmente funciona!
Muitas das técnicas já eram conhecidas desde o século 17 e servem para gerar energia elétrica – que pode carregar aparelhos portáteis e baterias para outros fins -; energia térmica – para aquecimento de água e outros; e o preparo de alimentos. Nossa capacitação foi focada no último, com a construção da nossa cozinha solar equipada com: Desidratador para: frutas, carnes, pescados, legumes e fungos.; Forno Solar (foto), que funciona com os mesmos princípios do efeito estufa; Parabólicas para cozimento em panelas; bolsa isolante para terminar o aquecimento, entre outros.
Arroz em cozimento no Fogão solar feito com papel laminado e caixa de papelão. Foto Rafael Daguerre
Ao final de tudo, os voluntários estavam mais capacitados a levar essas técnicas para seus grupos locais, podendo levar aos nossos Pontos Verdes, fazer oficinas em
escolas, universidades, e outros espaços. Contudo, o que mais pode ser aprendido desta experiência é que é possível se viver de maneira menos impactante, utilizando materiais simples, reciclados, recicláveis e abundantes na natureza. Com isto, podemos perceber o quão é possível – bastando querer pôr em prática –, nos desvencilharmos da nossa matriz energética atual, que está exaurindo nossos rios, nos contaminando com radioatividade, poluindo a atmosfera e devastando a vida na Terra. Estamos com a placa e sol na mão, basta sabermos aproveitar!
Mateus Felipe Tavares – voluntário do grupo local de Salvador

Um comentário:

  1. Essa postagem achei bem legal procurar soluções para tentar passar um conhecimento para os leitores a respeito de uma técnica que é pouco comentada trazendo consigo inúmeras soluções e até mesmo atitudes de alguns leitores diante desse conhecimento.

    ResponderExcluir